
Um colesteatoma é um cisto ou uma bolsa de retração existente na membrana do tímpano, que pode destruir osso da vizinhança e invadir estruturas importantes à sua volta.

Eczema ou dermatite no ouvido é uma inflamação crónica da pele do canal auditivo externo, que pode provocar descamação, comichão e outros sintomas.

Hipoacusia é o termo técnico utilizado para se referir à diminuição da capacidade auditiva. Pode ser de condução, neurossensorial ou mista.

Uma inflamação do ouvido interno ou labirinto, que é invadido por microrganismos ou mediadores inflamatórios.

A mastoidite é uma infeção bacteriana que afeta a cavidade mastoidea, geralmente como complicação de uma otite média aguda.

O neurinoma do acústico, também conhecido como Schwanoma Vestibular ou Schwannoma do Acústico, é um tumor benigno que se desenvolve no nervo vestibulococlear.

A Neurite Vestibular é uma inflamação aguda do nervo vestibular, que pode provocar vertigem súbita e intensa, muitas vezes acompanhada de náuseas e vómitos.

Uma otite é uma situação inflamatória ou infeciosa que invade o ouvido na sua parte externa e média. Desta forma, existem otites externas e otites médias, mas não existem otites internas.

Infeção ou inflamação difusa da pele do canal auditivo externo (CAE), causada por uma alteração na pele ou na barreira de proteção de cerúmen.

A otite média é uma infeção do ouvido médio, caracterizada por inflamação nessa região do ouvido.

A otite média aguda é uma infeção súbita do ouvido médio, caracterizada por inflamação intensa e, por vezes, acumulação de líquido atrás do tímpano.

Osteoma é o tumor benigno frequentemente encontrado no ouvido, mais especificamente no canal auditivo externo.

A otosclerose resulta do crescimento anormal de osso no ouvido médio. Deriva da palavra “oto” (ouvido) e “esclerose” (endurecimento anormal de tecido corporal).

Perda auditiva relacionada com o envelhecimento, que afeta gradualmente a capacidade de ouvir sons, especialmente as frequências altas.

A doença de Ménière, ou Síndrome de Ménière, é uma doença do ouvido interno que afeta a audição e o equilíbrio.

A surdez consiste numa limitação da capacidade de perceção do som que existe à nossa volta.

É caracterizada pela deposição de placas esbranquiçadas de tecido conjuntivo denso, sobre a membrana timpânica e estruturas do ouvido médio.

Consiste na saída de otocónias (cristais de oxalato de cálcio) da sua localização normal no vestíbulo para órgãos vizinhos.

Inflamação crónica causadora de obstrução nasal, comichão, rinorreia (pingo) e mesmo conjuntivite.

A rinossinusite é um processo inflamatório sintomático da cavidade nasal e dos seios perinasais (seios perinasais são cavidades que existem nos ossos ao redor do nariz).

O desvio do septo nasal é a situação em que a parede que separa as duas narinas (o septo nasal) está inclinada para um dos lados, podendo dificultar a respiração.

Amigdalite é uma doença infeciosa que envolve as amígdalas palatinas, dois órgãos localizados na parte posterior da língua.

O cancro da boca é um tumor maligno que pode atingir a língua, palato, gengivas, pavimento da cavidade oral, bochechas e lábios.

A faringite aguda é uma inflamação súbita da mucosa e dos tecidos linfáticos da faringe, geralmente causada por uma infeção

A laringite é uma inflamação no órgão produtor da voz chamado laringe. A laringite pode ser aguda ou crónica.

O refluxo gastroesofágico acontece quando há uma inversão de sentido na normal progressão do alimento ingerido.
WhatsApp us