A otite média aguda é uma infeção súbita do ouvido médio, caracterizada por inflamação intensa e, por vezes, acumulação de líquido atrás do tímpano.
Ela é especialmente comum em crianças, mas também pode afetar adultos. Surge frequentemente como uma complicação de constipações ou infeções respiratórias superiores, quando os microrganismos ascendem pela trompa de Eustáquio até ao ouvido médio.
A otite média aguda é geralmente de origem bacteriana ou vírica, e apresenta-se com sintomas como dor intensa no ouvido, febre e, por vezes, saída de secreção pelo canal auditivo, especialmente se houver perfuração do tímpano.
A otite média aguda é provocada principalmente por:
Estas infeções provocam inflamação e acumulação de líquido, criando um ambiente propício à proliferação de microrganismos.
Os sintomas desenvolvem-se rapidamente e podem incluir:
Alguns fatores aumentam a probabilidade de desenvolver otite média aguda, como é o caso de:
O diagnóstico da otite média aguda é essencialmente clínico e realizado por um médico, normalmente otorrinolaringologista pediátrico ou pediatra, com base na observação dos sintomas e exame físico com otoscópio.
Exames complementares podem ser indicados em casos mais persistentes ou complicados:
O tratamento depende da gravidade dos sintomas e da idade do doente. As opções incluem:
A maioria dos casos melhora em poucos dias com tratamento adequado.
Quando não é tratada a tempo ou de forma correta, a otite média aguda pode originar complicações, tais como:
Embora nem sempre seja possível evitar uma otite média aguda, há medidas que podem reduzir significativamente o risco, especialmente em crianças:
Não diretamente. No entanto, as infeções respiratórias que a originam podem ser contagiosas.
Com tratamento adequado, a maioria dos casos melhora em 2 a 3 dias, embora alguns sintomas possam persistir até uma semana.
Nem sempre. Em muitos casos, especialmente em adultos ou em crianças com sintomas ligeiros, pode ser feita uma vigilância inicial (com ou sem analgésicos/antipiréticos) antes de iniciar antibiótico.
Não é recomendado. A entrada de água no ouvido pode agravar a infeção, sobretudo se existir perfuração do tímpano. Mesmo ao tomar banho, deve ter cuidado para não entrar água nos ouvidos.
Conteúdo última vez revisto por:
WhatsApp us