Audiograma Tonal Simples e Vocal

Tabela de Conteúdos

A audiologia desempenha um papel crucial na compreensão e tratamento das questões relacionadas com a audição. O audiograma é uma ferramenta fundamental nesse contexto, fornecendo uma representação visual da capacidade auditiva de um indivíduo.

Audiograma: O que é e para que serve?

O audiograma é um gráfico que regista os limiares auditivos de uma pessoa relativamente a diferentes frequências sonoras. Serve como um mapa visual, que fornece informações relativamente à acuidade auditiva do paciente. É importante distinguir entre o audiograma tonal, que avalia a deteção de sons puros, e o audiograma vocal, que permite a avaliação da perceção da palavra.

Para que casos é recomendado?

O audiograma é frequentemente recomendado para diagnosticar e monitorizar problemas auditivos, como perda de audição, zumbidos, vertigens e outros distúrbios relacionados com o ouvido. Pode ser usado em pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

Preparação para o Audiograma

Em geral, não é necessária uma preparação extensa para um audiograma. No entanto, é aconselhável:

Como é feito o Audiograma?

O audiograma é realizado numa cabine insonorizada. São colocados auscultadores no paciente e este deve sinalizar sempre que ouve o som. O audiologista apresenta diferentes sons em várias frequências e intensidades, registando as respostas do paciente num gráfico.

O Audiograma tem efeitos secundários?

Não há efeitos secundários adversos associados ao procedimento do audiograma. É um teste não invasivo e seguro. 

Resultados do Audiograma: quais os valores "normais" e como interpretar?

Os resultados são representados por uma linha que segue a média da audição para a faixa etária correspondente. A interpretação envolve a análise dos limiares auditivos, identificando áreas de perda auditiva e determinando o seu tipo e grau. Segundo BIAP (1997) é considerada audição normal quando a média das frequências 500, 1000, 2000 e 4000Hz for inferior ou igual a 20dB.

Que profissional realiza o Audiograma?

O audiograma é realizado por um audiologista, que é o profissional de saúde especializado em questões auditivas. Este profissional possui a formação e a experiência necessárias para conduzir o teste de maneira precisa e interpretar os resultados de forma eficaz.

Duração do Exame

A duração do audiograma pode variar, mas leva geralmente de 15 a 30 minutos, dependendo da complexidade do caso e da cooperação do paciente.

Preço do Exame

Entre em contacto com a Clínica ORL para obter o preço do exame para o seu caso particular. O preço varia consoante vários fatores, incluindo o seguro / convenção utilizada, ser adulto ou criança, incluir ou não a vertente vocal do audiograma, entre outros.

Acordos

Sim. Pode fazer o audiograma pelo SNS.

Sim, temos acordo com a ADSE para a realização de audiogramas.

Temos acordo para a realização do audiograma com todas as convenções / seguros listados.

Perguntas Frequentes

A frequência dos audiogramas pode variar com a idade, histórico de exposição ao ruído e condições médicas. Em geral, recomenda-se um exame auditivo a cada três anos para adultos. No entanto, em casos de preocupações específicas ou para grupos específicos, como idosos, a frequência pode ser maior e as recomendações podem variar.

Um audiograma de alta frequência concentra-se na faixa de frequências altas, sendo útil para detetar precocemente perdas auditivas, especialmente relacionadas à exposição a ruídos intensos.

Sim, as condições temporárias, como as constipações, podem temporariamente afetar os resultados do audiograma.

O teste de discriminação é o audiograma vocal, que permite a avaliação da perceção da fala.

O Timpanograma vai medir a pressão dentro do ouvido médio, e avalia se existem alterações da membrana do tímpano e da cadeia ossicular. Pode ser útil no diagnóstico da otite média, demonstrando a presença de líquido na cavidade do ouvido médio. O audiograma regista os limiares auditivos de uma pessoa relativamente a diferentes frequências sonoras. Serve como um mapa visual, que fornece informações relativamente à acuidade auditiva do paciente.