Centro Especializado da Voz Artística

ceva

O que é o Centro Especializado da Voz Artística - CEVA

O CEVA dedica-se à saúde vocal de atores, de cantores e de outros profissionais da voz, cantada e/ou falada, artística ou não artística, bem como de todos aqueles que queiram melhorar a sua voz.

É formado por uma equipa de profissionais altamente especializados na avaliação, tratamento e prevenção de patologia vocal. Oferecemos também aconselhamento, aprimoramento da voz e optimização da performance profissional e/ou artística.

A intervenção é com recurso a exercícios de técnica vocal e a tecnologias de apoio. Proporciona-se esclarecimentos e orientações acerca dos hábitos vocais saudáveis e identificação de usos e abusos vocais.

Porquê um centro especializado de voz?

Todos nós usamos a nossa voz para diariamente comunicarmos. Por vezes, só quando a voz nos falha é que nos apercebemos da sua importância. Nesse momento sentimos o impacto que uma alteração vocal pode ter no nosso dia a dia. Para os profissionais da voz, essas alterações podem ser ainda mais impactantes e incapacitantes. Só uma equipa de especialistas poderá responder às necessidades e exigências da voz, profissional ou não profissional, artística ou não artística.

As alterações ao nível da qualidade vocal podem ter várias causas e diferentes graus de gravidade. Podem ser com ou sem lesão orgânica, com sintomas que podem variar desde um pequeno desconforto à perda total de voz. Por isso, é importante a avaliação, diagnóstico e intervenção precoces.

Na Clínica ORL Dr. Eurico de Almeida realizamos uma consulta inicial com o Otorrinolaringologista e/ou o Terapeuta da Fala. Em caso de necessidade, encaminhamos para outras especialidades (tais como, por exemplo, psicologia ou fisioterapia).

Rastreio de voz artística

A Clínica ORL realiza periodicamente rastreios de voz artística normalmente em escolas ou centros ligados às artes. Estes eventos contam com a presença de inumeros alunos e pessoas que pretendem avaliar como corrigir ou melhorar aspetos da sua voz, especialmente quando a voz é um instrumento de profissão.

Esteja atento às nossas redes sociais para não perder o próximo evento!

Quando agendar uma consulta?

A Voz é o seu principal instrumento de trabalho? Então considere-se um Profissional de Voz.

Seja professor, ator, cantor, lojista, rececionista, padre, entre tantas outras profissões que implicam o uso vocal, a Terapia da Voz pode ajudar.

Deixamos aqui alguns sinais/sintomas a ter em conta quando a alteração vocal deve ser alvo de avaliação:

  • ‌sente ardor ao falar?
  • sente dor ao falar ou após uso mais prolongado?
  • a sua voz perde capacidade ao longo dia?
  • Tem alteração vocal/rouquidão há mais de 2 semanas?
  • Sente cansaço ao falar ou cantar?
  • Tem sensação de aperto na garganta?
  • Quando fala desencadeia tosse?
  • A alteração vocal afeta o seu dia a dia?

‌Se respondeu Sim a alguma destas questões, marque a sua consulta.