Cirurgia Geral

Uma especialidade generalista

A Cirurgia Geral é uma especialidade médica generalista, dedicada às patologias passíveis de tratamento cirúrgico, com o intuito de resolver defeitos mecânicos, excisar lesões ou órgãos. Tem, ainda, intervenção no contexto da transplantação, na colheita e implantação orgânica. O seu âmbito de acção é vasto, da cabeça aos pés e da pele às vísceras. Mais, abarca o tratamento médico das entidades do seu foro que ou ainda não beneficiam de cirurgia, ou ocorrem em doentes que ou têm risco anestésico e cirúrgico elevado ou recusam cirurgia. Decorre que muitas patologias tratadas pelo Cirurgião têm um tratamento eminentemente médico.

Os gestos mais simples, como o desbridamento de úlceras crónicas ou a excisão de lesões cutâneas, são procedimentos de Pequena Cirurgia, quando necessário, com recurso a anestesia local.

A abordagem do sinus pilonidal, de hérnias abdominais e inguinais, o tratamento das complicações da litíase vesicular e das neoplasias do tubo digestivo são reconhecidamente da responsabilidade desta especialidade.

Muitas outras patologias caem no largo espectro da sua acção. Nos seus limites há, necessariamente, alguma sobreposição com várias outras especialidades.

O Cirurgião Geral diferenciado tende, por isso, a dedicar-se a áreas particulares da sua especialidade, mantendo capacidade de acção diversificada, mas desenvolvendo particulares capacidades na sua área de dedicação.

Marcar Consulta

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação.