Rinoplastia

Cirurgia estética do nariz

Experiência em rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia executada tanto por cirurgiões plásticos como por otorrinolaringologistas. A Clínica ORL Dr. Eurico de Almeida foi pioneira em Portugal na execução desta cirurgia por otorrinolaringologistas. Dispomos de uma equipa com vasta experiência rinoplástica e temos um portefólio completo e abrangente.

O que é e como pode ser realizada?

Trata-se de uma cirurgia ao nariz.  Pode ter caráter unicamente estético ou pode ter objetivo estético e funcional (e neste último caso designa-se por rinoseptoplastia).

As principais preocupações dos pacientes costumam ter a ver com a possível cicatriz após a cirurgia. Assim sendo, esclarecemos que a cirurgia pode ser feita de duas maneiras:

  • por via aberta, em que permanece uma pequena cicatriz na junção do nariz com o lábio superior, região chamada de columela, ou
  • por via totalmente intranasal em que não há exposição de qualquer cicatriz.

(nos pontos mais abaixo esclarecemos muitas outras questões que os pacientes colocam. Se preferir, fale connosco pelo 22 600 6000 para saber tudo sobre esta cirurgia)

Este tipo de cirurgia consiste na correção da deformidade estética nasal (rinoplastia) e da parte funcional obstrutiva (septoplastia).

Não, nem todos aqueles em que há indicação para cirurgia estética nasal precisam de septoplastia, já que há doentes que apesar das deformidades nasais mais ou menos acentuadas respiram bem pelo nariz.

Frequentemente, uma pequena intervenção executada no consultório sob anestesia local, denominada electro cauterização dos cornetos inferiores pode ser suficiente para corrigir a obstrução nasal.

 

A rinoplastia é uma cirurgia de âmbito unicamente estético e por isso a decisão de realizar uma rinoplastia é uma decisão de natureza pessoal.

A maioria das pessoas tem desvio do septo nasal! Por isso há desvios e desvios, isto é, há desvios que devem ser corrigidos, e há outros (que serão a maioria) que não necessitam de correção.

O desvio do septo nasal só deve ser corrigido quando causa desconforto ao doente que

pode ser manifestado por obstrução nasal significativa, sinusite recidivante, ou por ressonar. A mera circunstância de haver um desvio de septo, não justifica a intervenção cirúrgica!

Na primeira consulta o doente deverá expor ao médico tudo o que o desencanta em relação ao nariz. Por vezes, existem diferenças de opinião entre aquilo que o doente e o médico acham que possa ser um problema e isso deverá ser esclarecido.

O médico cirurgião deverá determinar com todo o cuidado se o resultado que o paciente deseja é suscetível de ser obtido pela cirurgia rinoplástica e deve manifestar com firmeza a sua posição se pensar que as metas desejadas pelo doente não são mais do que expectativas não realistas.

Alguns doentes pretendem “ver o resultado final em programa informático” antes da operação. É importante salientar que uma coisa é a realidade da cicatrização biológica, outra é aquela que um bom photoshop consegue obter!

É nesta consulta que o cirurgião estabelece o seu plano cirúrgico e é na primeira consulta, que se obtêm fotografias da face e nariz.

No estudo pré-operatório pedem-se análises diversas, e em altura de pandemia 48 horas antes da cirurgia o doente tem de realizar Teste Covid-19.

Pode ser necessário uma TAC ao nariz e seios perinasais.

De acordo com a idade ou se o doente apresenta patologia associada poder-se-á pedir mais alguns exames auxiliares de diagnóstico, nomeadamente ECG, Rx tórax….

preço da rinoplastia/rinoseptoplastia pode variar entre os 3.000€ e os 6.000€, dependendo do caso clínico. Para saber o custo da cirurgia, o paciente deverá ser avaliado pelo médico cirurgião em consulta.

Depende da via de intervenção!

Se a via de acesso cirúrgico da sua rinoplastia for externa/ “aberta”, o paciente fica com uma pequena cicatriz horizontal na região média da base nasal chamada columela. Habitualmente, mas nem sempre, ao final de aproximadamente 1 mês e meio é praticamente impercetível. Se a via de acesso for endonasal/ “fechada”, não existe nenhuma cicatriz visível externamente.

O cirurgião é que decide por que via o doente deverá ser intervencionado.

A partir da meia-noite da véspera da cirurgia (sendo o paciente operado de manhã), não deve ingerir sólidos nem líquidos.

Por norma, aproximadamente 5 dias antes da cirurgia o paciente não deverá tomar aspirina nem medicamentos similares.

Se o paciente tomar algum medicamento de forma crónica deverá perguntar ao cirurgião se o deve suspender ou não.

A cirurgia é realizada na Casa de Saúde da Boavista (CSB). O paciente entra por volta das 7h30 da manhã, em jejum. Na CSB é avaliado pelo médico(a) anestesista.

Este tipo de procedimento é realizado sob anestesia geral.

Curiosamente, uma das maiores surpresas que os doentes operados de rinoplastia ou mesmo de rinoseptoplastia têm, é a ausência de dor no período pós-operatório. O doente pode esporadicamente necessitar de paracetamol ou ibuprofeno para aliviar o desconforto, mas, por norma não sente “grande” dor.

Pode ficar inchado/edemaciado ou com hematoma habitualmente na região da pálpebra inferior, circunstâncias que desaparecem em 2-3 semanas. Ao final de um mês praticamente 80% do edema já foi reabsorvido, mas pode demorar vários meses até desaparecer na totalidade.

Durante a primeira semana de pós-operatório o doente tem um tamponamento nasal reabsorvível que é facilmente tolerado. Nesse período o doente denota alguma dificuldade respiratória principalmente durante a noite.

Durante os primeiros oito dias fica com uma tala, que pode ser necessário manter por uma semana extra.

 

Na primeira semana o doente deverá colocar gelo várias vezes por dia para diminuir o inchaço/edema ou hematoma. Pode também ser necessário um creme à base de arnica para que o hematoma seja reabsorvido mais rapidamente.

Deve evitar traumatismos, desportos que de alguma forma possam lesionar o nariz.

Se usar óculos e se estes não forem leves deverá questionar o seu médico para saber quando os poderá utilizar de novo. O peso dos óculos causa um “godet” na pele correspondente aos ossos nasais. Durante um período prolongado deverá utilizar um creme de proteção total sobre a pele nasal.

Por norma 7 dias.

Casos Clínicos

Cirurgia de Rinoplastia

Marcar Consulta