Reabilitação do Equilíbrio

Capacidade física a ser avaliada e reabilitada

A reabilitação do equilíbrio é uma área que veio ajudar a minimizar as alterações dos sistemas neuromuscular e sensório-motor relacionadas com o processo do envelhecimento que dificultam o controlo e a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico.

A perda do equilíbrio postural leva ao declínio funcional, à redução da qualidade de vida, a limitações de mobilidade, a um risco de queda acrescido e consequentemente, a um maior risco de morte prematura.

A realização de rotinas de exercícios desenvolvidas especificamente para o equilíbrio tem se mostrado bastante eficaz na melhoria do equilíbrio dinâmico e estático, com repercussões positivas na qualidade de vida e manutenção da autonomia dos pacientes com défice de equilíbrio.

A sinalização de pacientes para os programas de reabilitação do equilíbrio é realizada pelo médico.

Antes da realização do programa, o paciente é avaliado relativamente ao seu equilíbrio dinâmico e estático. Essa avaliação serve como base para a construção de exercícios individualizados que podem ser realizados tanto no contexto da Clínica ORL Dr. Eurico de Almeida, como na residência.

O sucesso do tratamento depende fundamentalmente da cooperação e da adesão dos pacientes.

Marcar Consulta

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação.