Na Clínica ORL (Porto)
Morada: Avenida da Boavista, 117 – 6.º andar, Sala 606, 4050-115 Porto
A Otorrinolaringologia é uma especialidade muito abrangente que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças do ouvido, nariz, garganta, pescoço e face.
A Clínica ORL, com mais de 50 anos de existência, conta com uma vasta equipa de otorrinolaringologistas com diferentes áreas de atuação.
Seguem-se alguns exemplos de sintomas e/ou patologias tratadas pela Otorrinolaringologia:
Por último, a otorrinolaringologia estuda e trata patologias relacionadas com o pescoço e a região da face, como cancro, fraturas (por exemplo, no nariz, mandíbula, etc.) e alterações cosméticas da face.
A Otorrinolaringologia abrange todas as faixas etárias desde as crianças (otorrinolaringologia pediátrica) à população mais velha, sendo assim muito diversificada quer na patologia, quer no tratamento médico ou cirúrgico.
Agende uma consulta de otorrinolaringologia.
O otorrinolaringologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de patologias que afetam o ouvido, nariz e garganta.
Adicionalmente, os otorrinolaringologistas têm competência para realizar procedimentos cirúrgicos quando necessário, seja para corrigir problemas estruturais, remover tumores ou tratar patologias mais complexas, que não podem ser resolvidas através de tratamentos não cirúrgicos.
A diversidade de doenças que um otorrinolaringologista pode tratar é vasta, desde patologias mais simples, como infeções no ouvido e amigdalites, até patologias mais complexas, como surdez, distúrbios do sono ou cancros na cabeça ou pescoço.
O trabalho do otorrino envolve, normalmente, uma combinação de exames clínicos minuciosos, testes de diagnóstico e intervenções médicas ou cirúrgicas.
A Clínica ORL Dr. Eurico de Almeida é considerada uma das mais conceituadas clínicas de otorrino do País para o tratamento de doenças do ouvido.
Fruto do treino inicial de excelência do seu fundador nos Estados Unidos, naquele que, à época, era considerado o melhor hospital do mundo em cirurgia do ouvido, o Hospital Henry Ford, a Clínica ORL tem ao longo do tempo sabido sempre atualizar-se de forma a oferecer aos seus pacientes o mais elevado nível de qualidade profissional. Estes elevados padrões de serviço são hoje transversais a toda a equipa de otorrinolaringologistas.
A microcirurgia endonasal é um campo de existência relativamente mais recente, mas desde sempre os seus progressos foram acompanhados e implementados nesta clínica. No campo das doenças da faringe e laringe, o Dr. Eurico de Almeida recebeu um treino diferenciado na clínica Chevalier Jackson em Filadélfia, clínica pioneira nos exames endoscópicos da laringe, esófago e pulmão. Os conceitos básicos médicos e cirúrgicos foram naturalmente evoluindo com o decorrer do tempo, tendo essa evolução sido sentida e implementada continuamente pelos vários elementos do corpo clínico.
Nos últimos 30 anos, o corpo clínico da Clínica ORL Dr. Eurico de Almeida dedica especial interesse ao tratamento dos doentes que ressonam. Tendo sido treinado no mesmo hospital e ao mesmo tempo que o iniciador da cirurgia corretiva de ressonar, o Dr. Shiro Fugita, e tendo presenciado, a convite do mesmo, as primeiras uvulopalatoplastias (cirurgia para deixar de ressonar) feitas no mundo, orgulhamo-nos de ser uma das clínicas com maior experiência no tratamento cirúrgico e não cirúrgico da roncopatia.
Hoje em dia, a equipa médica da Clínica ORL Dr. Eurico de Almeida é composta por diversos especialistas otorrinos que trabalham em estreita colaboração com a equipa de audiologia e reabilitação auditiva.
Sim, todos os otorrinolaringologistas da Clínica ORL têm competências para tratar adultos e crianças. No entanto, na Clínica ORL, as médicas mais dedicadas à otorrinolaringologia pediátrica são a Dra. Ana Nóbrega Pinto e a Dra. Joana Raquel Costa.
Alguns dos exames realizados na Clínica ORL incluem:
Algumas cirurgias frequentemente realizadas pela equipa de especialistas em Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço incluem:
A nível do ouvido, a Clínica ORL conta com uma larga experiência no tratamento de vertigens, zumbido (Tinnitus), diminuição da audição, surdez, dor de ouvidos, sensação de líquido no ouvido, otorreia (secreções), entre outras.
A nível do nariz e seios nasais, os sintomas mais frequentes incluem obstrução nasal, epistaxis (sangrar do nariz), perda total ou parcial do olfato, roncopatia, rinorreia (pingo no nariz), entre outros.
Relativamente à garganta, os otorrinolaringologistas da Clínica ORL lidam frequentemente com pacientes que se queixam de dor de garganta, rouquidão, dificuldade em engolir (disfagia), tosse, inflamação na garganta, amígdalas com pus, entre outros.
A lista de patologias relacionadas com otorrinolaringologia é bastante extensa e, na Clínica ORL, lidamos diariamente com doenças e sintomas muito distintos. No entanto, algumas das patologias que nos chegam à clínica com alguma frequência incluem otite (otite externa ou otite média), sinusite, rinosinusite, rinite, amigdalite, dificuldade auditiva ou surdez, VPPB (“doença dos cristais”), timpanosclerose, otosclerose, síndrome de Ménière, faringite, laringite, labirintite, entre outras.
No âmbito da reabilitação auditiva, distinguimo-nos pela especialização em cirurgia de implante coclear e na reabilitação da audição através de próteses auditivas.
Ao contrário do que acontece em muitas entidades comerciais focadas na venda de aparelhos auditivos, a Clínica ORL distingue-se pelo acompanhamento integral e personalizado realizado num contexto clínico rigoroso.
Na Clínica ORL, os aparelhos auditivos são considerados apenas após uma avaliação abrangente, que inclui exames audiológicos avançados, avaliações médicas feitas por otorrinolaringologistas, bem como a participação ativa do psicólogo. Esta abordagem multidisciplinar assegura que, antes de qualquer recomendação de um aparelho auditivo, sejam exploradas e esgotadas todas as vias possíveis de tratamento médico.
Nos casos em que o uso de um aparelho auditivo se torna a melhor opção para o paciente, diferenciamo-nos ainda mais pelo processo de seleção e adaptação da prótese ao paciente. Antes da aquisição definitiva do aparelho auditivo, oferecemos um período de teste de duração variável, durante a qual o paciente tem a oportunidade de experimentar o aparelho no seu dia-a-dia e contexto. Este período de teste é crucial para assegurar que o aparelho auditivo é, de facto, apropriado e satisfatório para as necessidades individuais do paciente, além de permitir ajustes personalizados que maximizem o conforto e a eficácia do dispositivo. Naturalmente que este período experimental não obriga o paciente financeiramente a nenhum compromisso.
Este compromisso com o cuidado integral reflete o nosso objetivo de não apenas melhorar a audição, mas também a qualidade de vida dos nossos pacientes. A Clínica ORL orgulha-se de oferecer um ambiente onde o cuidado é guiado pela expertise clínica, pela tecnologia de ponta e por uma profunda compreensão das necessidades e particularidades de cada ser humano.
Mais informação sobre esta especialidade em Reabilitação Auditiva.
Na Clínica ORL, contamos, atualmente, com cinco otorrinolaringologistas. Pode saber mais sobre a sua formação, percurso profissional e áreas de atuação nas suas páginas dedicadas.
A equipa de otorrinolaringologia é complementada por especialistas de áreas relacionadas, incluindo audiologia, reabilitação do equilíbrio, terapia da fala, psicologia e psiquiatria, entre outras. Estas especialidades trabalham muitas vezes interdisciplinarmente para oferecer uma abordagem holística ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de patologias e problemas que afetam o ouvido, nariz e garganta.
A audiologia é especializada na avaliação e tratamento da perda auditiva e distúrbios do equilíbrio. Os otorrinolaringologistas colaboram frequentemente com os audiologistas para diagnosticar e tratar problemas auditivos e de equilíbrio, utilizando os exames auditivos fornecidos pelos audiologistas para orientar o tratamento médico ou cirúrgico.
Conheça a equipa completa aqui.
WhatsApp us