Endoscopia Nasal (Nasofibrolaringoscopia)

Tabela de Conteúdos

Endoscopia Nasal: O que é e para que serve?

É um exame realizado por Otorrinolaringologistas que consiste na introdução de um nasofibroscópio flexível pelas narinas permitindo avaliar e captar imagens em direto das fossas nasais, faringe e laringe.

Este exame avalia com detalhe a anatomia das vias aéreas superiores e permite o diagnóstico de variações anatómicas e patologias nestes territórios. Pode ser um auxiliar na realização de biópsias de lesões suspeitas.

Para que casos é recomendada?

A Nasofibrolaringoscopia é recomendada para o despiste de eventual de patologia nasal e faringolaríngea, tendo interesse a sua realização em casos de obstrução nasal, alterações do olfato e paladar, cefaleias, hemorragia das vias aéreas superiores, despiste de corpo estranho, roncopatia e apneia do sono, rouquidão, tosse crónica, disfagia, engasgamento e suspeita de refluxo faringolaríngeo.

Preparação para a Endoscopia Nasal

Este exame não necessita qualquer preparação prévia.

Como é feita a Endoscopia Nasal?

Este exame consiste na introdução de um endoscópio flexível fino pelas fossas nasais que é conectado a uma câmara que capta imagens em direto das vias aéreas superiores. Pode ser realizado com recurso a anestesia tópica combinada ou não com vasoconstritor local. Não necessita sedação.

A Endoscopia Nasal tem efeitos secundários?

Não existem efeitos secundários.

Que profissional realiza a Endoscopia Nasal?

A Nasofibrolaringoscopia é realizada por otorrinolaringologistas.

Duração do Exame

É variável (em média cerca de 5-10 minutos).

Preço do Exame

Entre em contacto com a Clínica ORL para obter o preço do exame para o seu caso particular. O preço varia consoante vários fatores, incluindo o seguro / convenção utilizada, ser adulto ou criança, incluir ou não a vertente vocal do audiograma, entre outros.

Acordos

Sim. A Clínica Dr. Eurico de Almeida também tem acordos com a maioria dos Seguros de Saúde existentes. Consulta a nossa página de acordos.

Perguntas Frequentes

Como pode provocar algum desconforto, este exame pode ser realizado com recurso a anestesia tópica combinada ou não com vasoconstritor local. Não necessita sedação.