A Endoscopia Nasal (ou Nasofibrolaringoscopia) é um exame realizado por Otorrinolaringologistas que consiste na introdução de um nasofibroscópio flexível pelas narinas permitindo avaliar e captar imagens em direto das fossas nasais, faringe e laringe.
Este exame avalia com detalhe a anatomia das vias aéreas superiores e permite o diagnóstico de variações anatómicas e patologias nestes territórios. Pode ser um auxiliar na realização de biópsias de lesões suspeitas.
Para que casos é recomendada?
A Nasofibrolaringoscopia é recomendada para o despiste de eventual de patologia nasal e faringolaríngea, tendo interesse a sua realização em casos de obstrução nasal, alterações do olfato e paladar, cefaleias, hemorragia das vias aéreas superiores, despiste de corpo estranho, roncopatia e apneia do sono, rouquidão, tosse crónica, disfagia, engasgamento e suspeita de refluxo faringolaríngeo.
Preparação para a Endoscopia Nasal
Este exame não necessita qualquer preparação prévia.
Como é feita a Endoscopia Nasal?
Este exame consiste na introdução de um endoscópio flexível fino pelas fossas nasais que é conectado a uma câmara que capta imagens em direto das vias aéreas superiores. Pode ser realizado com recurso a anestesia tópica combinada ou não com vasoconstritor local. Não necessita sedação.
A Endoscopia Nasal tem efeitos secundários?
Não existem efeitos secundários.
Que profissional realiza a Endoscopia Nasal?
A Nasofibrolaringoscopia é realizada por otorrinolaringologistas.
Duração do Exame
É variável (em média cerca de 5-10 minutos).
Preço do Exame
Entre em contacto com a Clínica ORL para obter o preço do exame para o seu caso particular. O preço varia consoante vários fatores, incluindo o seguro / convenção utilizada, ser adulto ou criança, incluir ou não a vertente vocal do audiograma, entre outros.
Como pode provocar algum desconforto, este exame pode ser realizado com recurso a anestesia tópica combinada ou não com vasoconstritor local. Não necessita sedação.