Otoplastia

Cirurgia da correção das orelhas

Otoplastia – corrigir as orelhas ‘de abano’

A otoplastia é a cirurgia efetuada para corrigir o afastamento exagerado dos pavilhões auriculares da cabeça. Quanto maior for o ângulo de desvio, mais notória é a situação.

A enorme maioria desta cirurgia executa-se em crianças. Contudo há adultos que desejam uma melhoria estética deste tipo de deformidade. Nas crianças, esta cirurgia deve ser realizada antes do ingresso na escola. De forma a evitar assim potenciais situações geradoras de ansiedade, que podem resultar em bullying. A cicatriz é quase impercetível porque situa-se na parte posterior da orelha.

A Clínica ORL Dr. Eurico de Almeida é especialista nesta cirurgia realizando-a com recurso à mais recente tecnologia.

É a correção estética da posição, da forma, ou do tamanho da orelha.

Por norma, o procedimento mais frequentemente realizado é o descolamento do, ou dos, pavilhões auriculares. O ângulo entre a orelha e a cabeça está aumentado, e assim existe uma lateralização da(s) orelha(s) em relação à cabeça.

Por norma a partir dos 4-5 anos, antes da entrada no 1º ciclo.

Sim.

Na primeira consulta de otoplastia o paciente ou os pais do doente deverão expor ao médico todo o problema.

Deverão advertir o cirurgião se existe alguma doença associada, cirurgias realizadas anteriormente ou medicação que fazem de forma crónica. Alergia a fármacos ou a outras substâncias também deverão ser mencionadas.

É nesta consulta que o cirurgião estabelece o seu plano cirúrgico e é na primeira consulta, que se obtêm fotografias da face e das orelhas.

No estudo pré-operatório pedem-se análises diversas, e em altura de pandemia, 48 horas antes da cirurgia o doente tem de realizar Teste Covid-19.

De acordo com a idade ou se o doente apresenta patologia associada poder-se-á pedir mais alguns exames auxiliares de diagnóstico, nomeadamente ECG, Rx tórax…

O descolamento dos pavilhões auriculares é um dos motivos mais frequentes de “bullying” nas crianças, as chamadas criança com “orelhas de burro” ou “dumbo”. É fundamental os pais estarem atentos para que não exista nenhum trauma psicológico, assim é importante a sua correção antes da entrada na escola primária.

O preço da otoplastia pode variar entre os 2.000€ e os 3.500€, dependendo do caso clínico. Para saber o custo da cirurgia, o paciente deverá ser avaliado pelo médico cirurgião em consulta.

Por norma o local da intervenção não é visível.

A partir da meia-noite da véspera da cirurgia (sendo o paciente operado de manhã), não deve ingerir sólidos nem líquidos.

Por norma aproximadamente 5 dias antes da cirurgia o paciente não deverá tomar aspirina nem medicamentos similares.

Se o paciente tomar algum medicamento de forma crónica deverá perguntar ao cirurgião se o deve suspender ou não.

A cirurgia é realizada na Casa de Saúde da Boavista (CSB). O paciente entra por volta das 7h30 da manhã, em jejum, e por norma tem alta no próprio dia. Na CSB é avaliado pelo médico(a) anestesista.

Se o paciente for menor será acompanhado por um dos pais.

Este tipo de procedimento é realizado sob anestesia geral.

O paciente pode esporadicamente necessitar de paracetamol ou ibuprofeno para aliviar o desconforto, mas, por norma não sente “grande” dor.

Na primeira semana o paciente utiliza uma ligadura ao redor da cabeça, que é removida no final dessa primeira semana. O paciente não deve molhar o penso, e após a sua remoção não deve deixar entrar água para o local da ferida cirúrgica enquanto o cirurgião não autorizar.

Durante 1 mês utiliza durante a noite uma ligadura na cabeça de forma a evitar a colocação das orelhas em posição inadequada. Pode também ser necessário a desinfeção diária em casa, bem como a utilização de um antibiótico local para melhor cicatrização.

Deve evitar traumatismos, desportos que de alguma forma possam lesionar as orelhas.

 

Por norma 1 semana.

Casos Clínicos

Cirurgia de Otoplastia

Marcar Consulta