A pressão nos ouvidos é uma condição de desconforto que pode ser motivada por múltiplas situações. Quando uma pessoa diz ter pressão no ouvido habitualmente ela pretende significar alteração de pressão da parte do ouvido chamada ouvido médio.
Possíveis causas da pressão nos ouvidos
O ouvido médio é uma pequena cavidade que tem uma única saída normal chamada trompa de Eustáquio. Quando existem perturbações ao nível deste pequeno canal, o paciente sente essa pequena variação como aumento de pressão no ouvido. Aliás, qualquer um de nós quando se assoa com violência deve ter sensação de aumento de pressão no ouvido.
Também situações que impliquem variação da pressão atmosférica (uma viagem aérea ou a subida a montanhas mais elevadas) podem causar alteração da função da trompa de Eustáquio que leva ao aparecimento de sensação de pressão no ouvido.
É de salientar que o mergulho a partir de cerca de 12m de profundidade (ou seja, a uma pressão hidráulica de 1 atmosfera) pode causar aumento da pressão do tímpano que pode levar à perfuração da membrana timpânica.
Possíveis sintomas relacionados
A pressão do ouvido causa desconforto e pode causar alteração auditiva. A pressão pode ser acompanhada por pressão na cabeça, tonturas, ansiedade e até mesmo zumbido.
O que fazer em caso de pressão persistente nos ouvidos?
O tratamento seja ele qual for visa tentar obter uma igualdade de pressão entre o canal auditivo externo e a cavidade do ouvido médio.
A maneira mais simples de se conseguir obter esta igualdade é através da manobra de Valsalva em que se inspira fortemente e depois com ambas as narinas tapadas se tenta eliminar pelas narinas esse ar inspirado.
Quando esta manobra não resulta, é útil a utilização de substâncias como corticoides intranasais que vão ter influência ao nível da trompa de Eustáquio.
Quando deverá procurar um médico?
Deverá procurar um otorrinolaringologista quando a situação tiver tendência a manter-se e a tornar-se desconfortável.
Possível evolução do sintoma se não tratado (possíveis complicações)
A complicação mais importante que pode surgir nas variações significativas da pressão no ouvido médio é aperfuração da membrana do tímpano. É, no entanto, mais frequente a libertação de líquido no ouvido médio do que propriamente o aparecimento imediato da perfuração timpânica.
Habitualmente a ansiedade não é por si só causa frequente do aumento de pressão nos ouvidos, portanto dificilmente estará relacionada com a pressão que poderá sentir nos ouvidos.
Se para além da pressão nos ouvidos também sente tonturas, diversas situações de doença de ouvido médio ou ouvido interno podem estar a causar esses sintomas, pelo que deverá ser examinado(a) pelo otorrinolaringologista.