Tratamento cirúrgico da Sinusite

O tratamento cirúrgico da sinusite deve ser considerado quando o tratamento médico não cirúrgico não resolver a patologia.

Para quem é indicada a cirurgia para a Sinusite?

A “cirurgia da sinusite” (Cirurgia Endoscópica Nasossinusal) é indicada nas seguintes situações:

• Pacientes que apresentam sinusite crónica recorrente;
  • Pacientes com episódio de sinusite aguda de repetição devido a obstáculos mecânicos, polipose nasossinusal refratária ao tratamento médico e em que os doentes se mantêm sintomáticos;
  • Pacientes asmáticos com pólipos nasais e alergias a ácido acetilsalicílico (AAS) ou anti-inflamatórios não esteroides;
  • Pacientes com sinusite fúngica.

O médico irá perguntar ao doente sobre o aparecimento, frequência, duração e severidade da sinusite.

Uma lista de tratamentos médicos anteriores será obtida para determinar se foi administrada a terapêutica médica adequada e otimizada.

O doente irá ser questionado se existe um histórico de alergias (ambientais ou medicamentosos), se tem asma ou outro tipo de doenças nomeadamente granulomatosas (sarcoidose, doença de Wegener), exposição a químicos ou outros poluentes, se fuma ou está exposto ao fumo do cigarro…

Sob anestesia local, o otorrinolaringologista irá examinar o nariz e os seios perinasais com o auxílio de uma óptica rígida ou flexível de forma a determinar a severidade da doença e os locais principais de obstrução.

Como é o pré-operatório da cirurgia da Sinusite?

No estudo pré-operatório irá ser pedido ao doente uma TAC nariz e dos seios peri-nasais, para avaliação da anatomia e da extensão da lesão. No pré-operatório, nomeadamente se o doente apresentar pólipos nasais, o médico poderá prescrever um ciclo de corticoides orais.

Em que consiste a cirurgia?

A Cirurgia Endoscópica nasossinusal é feita em regime de ambulatório, ou seja, o doente não fica a dormir no hospital, a não ser que exista alguma complicação (não comum).

Com o auxílio de ópticas, realiza-se o procedimento cirúrgico através do nariz, não deixando qualquer tipo de cicatriz externa.

O objetivo da cirurgia é reconhecer e eliminar os pontos principais de inflamação e obstrução, de forma a providenciar uma melhoria da ventilação e drenagem dos diferentes seios perinasais.

Por norma, coloca-se um tamponamento nasal, que é reabsorvível, e poderá também ser necessário a colocação de umas placas de silicone em cada fossa nasal.

Como é o pós-operatório?

Normalmente no pós-operatório não existe dor, ou se existir alguma queixa álgica é facilmente resolvida com paracetamol.

O doente sente o nariz obstruído pelo tamponamento que, ao final de uma semana, é retirado.

Nos primeiros 10/15 dias após a cirurgia também é normal sangrar do nariz.

O médico irá aconselhá-lo quando deverá iniciar as lavagens nasais e, se necessário, a reutilização de corticoide tópico nasal.