Tratamento para Afonia e outros problemas na voz e cordas vocais

O que pode encontrar nesta página!

Principais causas da afonia e outras alterações da voz

Considerando que a voz é, por excelência, a característica única que nos distingue no mundo animal, e nos permite a interação pessoal, social ou profissional, a voz é, certamente, um bem cuja integridade deveremos imperiosamente preservar.

A voz tem a sua origem na laringe. O ar expirado pelos pulmões atinge a face inferior das cordas vocais que são postas em movimento e, em consequência deste, gera-se a voz, que é depois ampliada e modificada nas cavidades de ressonância (faringe, cavidade oral e cavidade nasal) e pelos órgãos de articulação (lábios, dentes, palato duro, língua, palato mole e úvula).

Frequentemente, e sem disso por vezes darmos conta, a nossa voz altera-se por abuso e indisciplina, quase sempre indissociáveis da incoordenação entre respiração e fonação. É esta incoordenação a responsável por grande número de situações de alterações da voz ou disfonias.

 

Quando deve procurar tratamento?

Se sentir esforço ao vocalizar, fadiga ou sensação de corpo estranho, pigarrear frequente, fraqueza ou mesmo perda de voz (afonia), deve procurar ajuda junto da equipa adequada para o efeito, formada por especialista em otorrinolaringologia que fará o diagnóstico e o terapeuta da fala que fará o tratamento. Os dois trabalharão em conjunto no sentido de readquirir um bem perdido.

Quem tomar esta atitude correta, verá, com satisfação, a maioria dos problemas vocais desaparecer, e de novo possuir o que nunca deveria ter desaparecido: o conforto de uma voz normal!

 

John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor