PARA PROFISSIONAIS DA VOZ ARTÍSTICA

Primeiro centro do país dedicado à voz artística constituído por profissionais altamente especializados na saúde vocal e na voz cantada.

O que é o Centro Especializado da Voz Artística?

i. Neste centro, uma equipa multidisciplinar especializada nesta área— que inclui professores de canto — presta todos os cuidados à saúde vocal de atores, cantores e de todos os profissionais cuja voz assume uma grande relevância e é instrumento de trabalho.

ii. No Centro Especializado da Voz Artística faz-se a prevenção e reabilitação, aconselhamento e orientação, tendo como objetivo principal o aprimoramento da voz e otimização da performance profissional ou artística.

iii. Com recurso a tecnologias de apoio e a exercícios de técnica vocal, a equipa de profissionais intervém em questões essenciais que envolvem a voz, na fala e no canto: respiração e postura; ressonância e projeção; articulação; coaptação e vibração das pregas vocais. Para além disso, proporciona ainda esclarecimentos e orientações acerca dos hábitos vocais saudáveis e identificação de usos e abusos vocais.

Quais os grandes desafios dos profissionais da voz artística?

Para atores e cantores, a voz é o seu instrumento de trabalho e a sua impressão digital vocal. Estes profissionais da voz necessitam de um nível de qualidade vocal muito alto para as suas atuações. Porém, como estão sujeitos a uma grande sobrecarga vocal, provocada não só pelos momentos em que estão em palco, mas também por todos os ensaios, são considerados verdadeiros atletas da voz. Conseguirem preservar a resistência vocal, não descurando a capacidade de projeção e identidade da mesma, pode ser um desafio difícil a manter a médio e a longo prazo.

Todos estes profissionais, usam a voz para revelar a sua personalidade, mas também incorporar a voz das personagens que interpretam e as suas emoções, trabalhando, por vezes, em diferentes produções em simultâneo. Para além disso, podem estar sujeitos a ensaios longos, em condições acústicas e ambientais variadas. A somar ainda a estas circunstâncias da vida artística, há que contabilizar o uso vocal do dia-a-dia, em que muitas vezes, como professores ou mentores de projetos, voltam a sobrecarregar a sua voz.

Assim, para estes artistas, o Centro Especializado da Voz Artística, oferece uma avaliação diagnóstica da saúde vocal, rastreio e deteção precoce de futuras patologias, bem como orientação e tratamento em caso de doença vocal.

Quando deve procurar o Centro Especializado da Voz Artística?

i. O Centro Especializado da Voz Artística pode ajudar qualquer profissional da voz artística. Trabalhamos a otimização da performance vocal, seja para reabilitação ou para a aquisição de medidas de higiene vocal a adotar antes, depois ou durante as performances e ensaios de preparação. Todas estas orientações são aplicáveis não só no contexto profissional, mas também no dia-a-dia.

ii. O mau uso da voz pode provocar alterações nos profissionais da voz artística. Uma voz alterada — seja ao nível da resistência ou ao nível do tom de voz ou da projeção — pode ser muito impactante e incapacitante para os profissionais da voz. Estas alterações podem ter várias causas e diferentes graus de gravidade, com ou sem lesão orgânica, com sintomas que variam entre um pequeno desconforto até à perda total de voz. Por isso, é importante a avaliação, diagnóstico e intervenção precoces.

iii. Se é um profissional da voz, esteja atento aos seguintes sintomas: fadiga, rouquidão, soprosidade, pouca extensão e intensidade vocal, falta de projeção vocal, sensação de corpo estranho, sensação de esforço ao falar/cantar, falhas/quebras na voz, dor ou desconforto ao falar/cantar, pigarreio frequente, ardor ou tosse persistente.

iv. Se sofre com estes sintomas, não perca tempo. É importante atuar cedo, cuidar e tratar a voz de uma forma pró-ativa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *