O zumbido na cabeça pode ser um tumor? Saiba a resposta.
O zumbido na cabeça é um sintoma comum, mas raramente está associado a tumores. No entanto, em casos raros, pode indicar um schwannoma do acústico, também conhecido como neurinoma acústico, que é um tumor benigno que se desenvolve no nervo vestibulococlear, responsável pela audição e equilíbrio.
Quais as principais causas do zumbido?
As causas mais frequentes de zumbido no ouvido incluem exposição a ruídos altos, que pode danificar a audição, e o envelhecimento, que afeta progressivamente a capacidade auditiva, levando ao aparecimento do zumbido.
Otites, infeções respiratórias, Síndrome de Ménière, Otosclerose, entre outras patologias, também podem estar na origem deste sintoma.
Além disso, fatores psicossomáticos, como ansiedade e stress, podem agravar ou desencadear a perceção do zumbido.
Estas são as causas mais comuns da sensação de zumbido na cabeça, mas, em casos raros, pode ser também provocado pelo Neurinoma do Acústico.
Caso o zumbido seja provocado por este tumor, sentirá o zumbido apenas num dos ouvidos (o ouvido afetado pelo tumor).
O que é o Schwannoma ou Neurinoma do Acústico?
O Schwannoma ou Neurinoma do Acústico? é um tumor benigno que se forma nas células de Schwann, que envolvem o nervo vestibulococlear. Apesar de não ser tecnicamente um tumor cerebral, o schwannoma pode afetar estruturas cerebrais devido ao seu crescimento próximo ao cérebro. Geralmente, cresce lentamente e pode ser controlado ou removido com tratamento adequado.
Como os nervos vestibulares estão próximos do nervo auditivo, a perda da audição e o zumbido são queixas frequentes.
Além disso, como os nervos vestibulares se conectam às estruturas do ouvido interno, como os canais semicirculares e o vestíbulo, que são essenciais para o equilíbrio, a presença deste tumor pode também provocar sintomas como vertigens e tonturas.
Nos casos em que o tumor já se desenvolveu mais e passou a comprimir o tronco cerebral, o cerebelo e as estruturas adjacentes, como o nervo trigémio, poderá existir perda auditiva e zumbido mais acentuados, desequilíbrio, dores de cabeça e, em casos mais avançados, dormência facial e dificuldade em engolir líquidos.
Quais os tratamentos deste tumor?
O tratamento do Neurinoma do Acústico pode incluir apenas monitorização, cirurgia ou radioterapia, dependendo do tamanho do tumor, condição clínica do paciente, idade, entre outros fatores.
Na presença de zumbido, o paciente deverá dirigir-se a um otorrinolaringologista para que possa ser feito um correto diagnóstico e tratamento adequado.
Como ter a certeza se o zumbido é provocado pelo tumor?
Para saber a causa exata do zumbido, deverá começar por consultar um otorrinolaringologista.
Para além dos exames de otorrinolaringologia, como o audiograma, poderá ser necessário realizar exames complementares, como uma TAC e/ou ressonância magnética.
Se o zumbido não desaparecer rapidamente, agende uma consulta com um dos otorrinolaringologistas especialistas em zumbidos da Clínica ORL (na Av. da Boavista, no Porto), através do formulário na página de Marcações.
Agende uma consulta de Otorrinolaringologia
Na Clínica ORL
Morada: Avenida da Boavista, 117 – 6.º andar, Sala 606, 4050-115 Porto, Portugal