Potenciais Evocados Auditivos: o que é e para que serve?
O exame de Potenciais Evocados Auditivos do Tronco cerebral é um exame simples, objetivo, não invasivo, que apresenta alta sensibilidade e alta reprodutibilidade das respostas, permitindo uma investigação dinâmica e funcional da electrofisiologia auditiva e da transmissão neural desde a cóclea até ao tronco cerebral.
Para que casos pode ser recomendado?
Os Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Cerebral permitem fazer diagnósticos de problemas auditivos, como por exemplo lesões do nervo acústico, défice das vias auditivas, neurinoma do acústico, entre outros.
Preparação para o exame
Este exame não exige qualquer tipo de preparação.
Como é feito?
Durante o exame de Potenciais Evocados Auditivos, são colocados elétrodos de contacto na testa, face e em ambas as mastoides do paciente, e seguidamente são colocados uns auscultadores que vão transmitir um estímulo sonoro. A estimulação começa com uma intensidade alta, no melhor ouvido, de forma a determinar as características da resposta. Seguidamente deverá diminuir-se a intensidade de 10 em 10 dB até se encontrar o limiar electrofisiológico.
Que profissional realiza o exame?
Este exame é efetuado por audiologistas da Clínica ORL.
Onde fazer
O exame de Potenciais Evocados Auditivos pode ser realizado na Clínica ORL.
Morada: Avenida da Boavista, 117 – 6.º andar, Sala 606, 4050-115 Porto, Portugal
Duração do Exame
O exame de Potenciais Evocados Auditivos dura em média 30 a 45 minutos.
Preço do Exame
Entre em contacto com a Clínica ORL para obter o preço do exame de Potenciais Evocados Auditivos para o seu caso particular. O preço varia consoante vários fatores, incluindo o seguro / convenção utilizada.
Na Clínica ORL, o exame de Potenciais Evocados do Tronco Cerebral pode ser efetuado pelo SNS, pela ADSE e por todos os tipos de seguro / planos de saúde.