Laringoscopia

Tabela de Conteúdos

Laringoscopia: o que é e para que serve?

Laringoscopia é uma técnica que se destina a visualização do principal órgão produtor de voz que é a laringe. Serve para mostrar ao examinador a situação anatomoclínica da via aérea superior.

Para que casos pode ser recomendado?

A laringoscopia é executada em casos de disfonia, disfagia e odinofagia e refluxo esofagofaringico.

Preparação para a Laringoscopia

Normalmente não é necessária nenhuma preparação especial para a laringoscopia para além da colocação de uma pequena bola de algodão embebida em xilocaina colocada numa das fossas nasais. O processo é normalmente indolor. A maioria dos pacientes não se queixa de dor, mas sim de uma impressão no nariz e garganta. Deve dizer-se contudo que há pacientes (casos raros) que denunciam uma reação de dor anormalmente elevada para o exame.

Como é feita?

O exame pode ser feito de duas maneiras: através do nariz ou através da boca, utilizando instrumentos completamente diferentes.

Quando se utiliza a via endonasal, o aparelho chama-se nasofaringolaringoscópio, sendo este instrumento flexível e habitualmente com 4mm de diâmetro.

O exame de laringoscopia pode também ser realizado com um laringoscópio rígido que é introduzido pela boca. Este método causa habitualmente sensação de vómito, a menos que se tenha utilizado anestésico local em spray para tornar a cavidade oral e orofaringe menos sensíveis.

Que profissional realiza a Laringoscopia?

Otorrinolaringologista, embora seja também realizada pelo anestesiologista, não com fins de diagnóstico, mas para o auxiliar na introdução da cânula endotraqueal para induzir a anestesia.

Duração do Exame

A duração é variável, estando relacionada com a situação óssea do pescoço do paciente. Se houver problemas de fixação óssea acentuado que dificultem a extensão do pescoço, o processo pode ser extremamente difícil e demorado. Se não houver problemas de fixação óssea cervical, então o exame é de um modo geral simples.

Preço do Exame

Entre em contacto com a Clínica ORL para obter o preço do exame para o seu caso particular, que pode variar consoante alguns fatores, incluindo seguro/convenção utilizada.

Acordos

Sim. A Laringoscopia pode ser feita na Clínica ORL pelo SNS.

Sim. Temos acordo com ADSE para a realização deste exame.

Todas as seguradoras cobrem este exame.

Perguntas Frequentes

Depende da personalidade psicológica do paciente. A maior dos pacientes não exibe sintoma de dor, quando muito sentirão uma impressão no nariz ou boca. Pacientes particularmente sensíveis a situações de dor é expectável que exiba alguma queixa.

Pode ser feita com anestesia local em spray de xilocaina.

Laringoscopia, como já foi referido, é um método que permite a visualização da laringe. Quando o propósito do método é a exposição laríngea executada numa sala de operações, feita debaixo de anestesia geral, estamos a falar da Laringoscopia direta. Curiosamente a nomenclatura é diferente na Europa e Estados Unidos. Na Europa designa-se de laringoscopia em suspensão, enquanto nos Estados Unidos se chama laringoscopia direta.

Conteúdo revisto por: