O exame polissonográfico, polissonografia ou registo poligráfico do sono destina-se a estudar o sono do paciente.
Este exame é utilizado para estudar o sono do paciente e pode ser realizado de duas formas principais, ambas recorrendo essencialmente ao mesmo tipo de aparelho:
A finalidade da polissonografia é a obtenção de um índice chamado IAH (Índice de Apneia e Hipopneia), valor este que determina o tipo de doença que o indivíduo possa ser portador.
A polissonografia é indicada para pessoas que consultam o médico devido a queixas de ressonar. Além disso, o exame permite identificar a presença de pausas respiratórias durante o sono, conhecidas como apneia obstrutiva do sono.
Se o paciente fizer o exame em sua própria casa, ele recebe instruções exatas sobre como proceder. Se o exame for em laboratório, o paciente não terá qualquer instrução preparatória, pois a técnica assumirá a responsabilidade do exame.
Em sua casa, o paciente estando já na sua cama, coloca o equipamento polissonógrafo da maneira como foi instruído.
Em laboratório, ao paciente é colocado o mesmo dispositivo pela técnica que o acompanhará durante a noite.
Não. A polissonografia não tem qualquer risco ou efeito secundário.
A polissonografia destina-se a obter o valor do IAH.
Normalmente a doença suave não é tratada. Os tratamentos iniciam-se a partir da doença moderada ou grave, variando o tratamento consoante as circunstâncias.
Quando o paciente regressa com o registo do exame, esses dados são avaliados pelo médico otorrinolaringologista.
A duração média do exame será o número de horas que o paciente dormirá. Sendo aconselhável a recolha de dados por um período mínimo de 5-6 horas. No caso das crianças, a recolha pode ser por um período mais curto.
O preço particular da polissonografia é de 300€. No entanto, dispomos de diversos acordos e convenções, cada um com tarifas específicas.
Consulte a nossa página de acordos ou entre em contacto connosco.
Conteúdo revisto por:
WhatsApp us