Otoemissões Acústicas é um exame objetivo, rápido, não invasivo, que avalia a integridade das células ciliadas externas da cóclea (que é uma parte fundamental do ouvido interno responsável por detetar e amplificar os sons).
É um exame de grande sensibilidade uma vez que a resposta desaparece quando existe alguma anomalia funcional no ouvido interno.
As Otoemissões Acústicas são utilizadas no rastreio neonatal para identificar precocemente eventual perda auditiva no recém nascido, no estudo do zumbido, e também na deteção precoce de alterações na cóclea em pessoas expostas a ruído ou a substâncias tóxicas para o ouvido interno, como por exemplo a quimioterapia.
Este exame não requer qualquer preparação.
O exame das Otoemissões Acústicas é uma exame bastante simples, que utiliza apenas uma sonda colocada no canal auditivo, para registo da resposta do ouvido interno ao estímulo sonoro emitido pelo equipamento.
Não há necessidade de qualquer tipo de cuidados após a realização do exame.
O exame das Otoemissões Acústica é realizado por audiologistas da Clínica ORL.
O exame das Otoemissões Acústicas pode ser realizado na Clínica ORL.
Morada: Avenida da Boavista, 117 – 6.º andar, Sala 606, 4050-115 Porto, Portugal
A duração do exame das Otoemissões Acúticas pode variar, mas leva geralmente de 10 a 15 minutos, dependendo da complexidade do caso e da cooperação do paciente.
O exame tem o valor de 60€, se for realizado pelo privado. Nas seguradoras, o preço pode variar consoante os acordos / protocolos.
Sim, temos acordo com a ADSE para a realização do exame das Otoemissões Acústicas.
Companhias de seguros (consultar convenções / seguros listados) e ADSE.
Este exame não tem efeitos secundários.
Conteúdo revisto por:
WhatsApp us