A perda de olfato

A importância do olfato

O sentido do olfato é muitas vezes considerado menos importante do que outros como a audição ou a visão, mas quando há perda de olfato rapidamente nos apercebemos da sua importância. O seu papel é muito relevante e não apenas no prazer que nos traz um odor agradável como um bom perfume.

É também um componente significativo da percepção do paladar e por isso um olfato alterado implica um maior risco de vários problemas, como problemas alimentares, ingestão de produtos estragados ou nocivos, perda de peso, ansiedade alimentar e social e até depressão.

Estudos recentes têm também identificado a perda de olfato como parte de algumas doenças neurológicas comuns.

Os diferentes graus de Perda de Olfato

Clinicamente podemos classificar o olfato de diferentes formas, incluindo:

• Normosmia (olfato normal);
  • Hiposmia (olfato diminuído);
  • Anosmia (ausência de olfato);
  • Parosmia (distorção qualitativa do olfato).

A perda olfativa pode ser de diferentes tipos, consoante exista um obstáculo à chegada dos odores ao órgão olfactivo ou uma perda de função do próprio órgão. Em muitos casos temos mais do que um componente em simultâneo.

Causas para a perda de olfato

As principais causas de perda de olfato são a rinossinusite crónica, a sequela de infecção viral e o traumatismo crânio-encefálico, podendo existir outras menos comuns, como doenças neurológicas ou determinados medicamentos ou toxinas.

No campo das infeções virais, na pandemia covid-19 que presentemente vivemos tem sido cada vez mais evidente que a doença implica frequentemente uma perda súbita e completa do olfato, pelo que este síntomadeve reforçar uma suspeita clínica de infeção, apesar de por si só ainda não ser considerado suficiente para o diagnóstico.

A importância de um correto diagnóstico

A história clínica e o exame otorrinolaringológico são indispensáveis para identificar a causa e o mecanismo em questão. Estes são essenciais para orientar o estudo e tratamento correctos e perceber o potencial de recuperação do olfato perdido, sempre que exista.