A perda de olfato

O sentido do olfacto é muitas vezes considerado menos importante do que outros como a audição ou a visão, mas quando ele se perde rapidamente nos apercebemos da sua importância. O seu papel é muito relevante e não apenas no prazer que nos traz um odor agradável como um bom perfume.

É também um componente significativo da percepção do paladar e por isso um olfacto alterado implica um maior risco de vários problemas, como problemas alimentares, ingestão de produtos estragados ou nocivos, perda de peso, ansiedade alimentar e social e até depressão.

Estudos recentes têm também identificado a perda de olfacto como parte de algumas doenças neurológicas comuns.
Clinicamente podemos classificar o olfacto de diferentes formas, incluindo a normosmia (olfato normal), a hiposmia (olfacto diminuído), anosmia (ausência de olfacto) ou a parosmia (distorção qualitativa do olfacto). A perda olfactiva pode ser de diferentes tipos, consoante exista um obstáculo à chegada dos odores ao órgão olfactivo ou uma perda de função do próprio órgão. Em muitos casos temos mais do que um componente em simultâneo.


As principais causas de perda de olfacto são a rinossinusite crónica, a sequela de infecção viral e o traumatismo crânio-encefálico, podendo existir outras menos comuns, como doenças neurológicas ou determinados medicamentos ou toxinas.

No campo das infeções virais, na pandemia covid-19 que presentemente vivemos tem sido cada vez mais evidente que a doença implica frequentemente uma perda súbita e completa do olfato, pelo que este síntomadeve reforçar uma suspeita clínica de infeção, apesar de por sí só ainda não ser considerado suficiente para o diagnóstico.


A história clínica e o exame otorrinolaringológico são indispensáveis para identificar a causa e o mecanismo em questão. Estes são essenciais para orientar o estudo e tratamento correctos e perceber o potencial de recuperação do olfacto perdido, sempre que exista.

Artigo publicado por:

Especialista de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação.