Otite serosa: o que é, causas, sintomas e tratamento

O que é a otite serosa?

A otite média com efusão (OME), vulgarmente conhecida como Otite Serosa, é definida como a presença de líquido no ouvido médio, sem sintomas de infeção aguda.

Cerca de 90% das crianças já apresentaram este tipo de infeção antes de entrarem para a escola primária, embora muito menos frequente, também ocorre na idade adulta.

Muitas crianças são assintomáticas apesar de apresentarem este tipo de infeção, e cerca de 50% experimentam este tipo de otite no primeiro ano de vida. Embora, na maioria dos casos, se resolva espontaneamente, em 30% a 40% persiste, e em 5% a 10% os episódios duram 1 ano ou mais a se resolver.

A otite média com efusão, ou otite serosa ou “líquido no ouvido médio”, são tudo expressões para a mesma patologia, em que a criança pode ser assintomática ou apresentar dificuldade auditiva, problemas de equilíbrio, baixo rendimento escolar, atraso de linguagem.

A otite média aguda (OMA) é diferente da otite média com efusão, já que na OMA existe um aparecimento súbito de sintomas e sinais com aparecimento de alterações inflamatórias do ouvido médio.

O doente queixa-se de dor no ouvido, associado a febre, irritabilidade, diminuição da audição, por vezes também com vómitos e dor de cabeça.

Quais a principais causas?

Normalmente, este tipo de otite decorre como uma resposta pós – inflamatória após otite média aguda, após infeção vírica ou devido a alteração do funcionamento da trompa de Eustáquio (canal que faz ligação entre a “parte mais posterior” do nariz e o ouvido médio).

É mais frequente no sexo masculino, no 2º ano de vida, durante o período de inverno, já que é a altura de maior número de infeções respiratórias e, portanto, faz com que seja a altura de maior incidência de OME.

Pensa-se que existe um forte componente genético associado à OM, mais frequente em crianças cujos pais também apresentaram este tipo de patologia e em gémeos.

Crianças em infantários sobrelotados, exposição passiva ao fumo de tabaco, ausência de amamentação e/ou baixas condições socioeconómicas são outros fatores predisponentes.

Alterações craniofaciais que provocam disfunção da trompa de Eustáquio, como fenda palatina ou síndrome de Down, aumentam o risco desta patologia.

Imunodeficiência congénita ou adquirida, como hipogamaglobulinemia, déficit de IgA, HIV, imunodeficiências causadas por fármacos (quimioterapia ou corticosteroides) fazem com que o doente seja mais suscetível a este tipo de doença.

Outras situações associadas à otite média com efusão são alergia, obstrução nasal (hipertrofia adenoideia, rinosinusite, tumores nasais ou nasofaríngeos), disfunção ciliar, entubação nasal prolongada ou nasogástrica e possivelmente refluxo gastroesofégico.

Quais os sintomas mais frequentes?

O líquido no ouvido médio provoca uma diminuição da mobilidade da membrana do tímpano e funciona como uma barreira à condução sonora.

Assim, os sintomas mais frequentes são perda auditiva, alteração do equilíbrio, atraso de linguagem, fraco rendimento escolar, irritabilidade, desconforto noturno com alteração do sono.

Mas, por vezes, quando os sintomas são mais subtis, pode ser difícil para os pais detetarem este tipo de patologia.

O diagnóstico é feito em consulta, pelo médico, através da observação dos ouvidos com auxílio de microscópio e, por vezes, com recurso à otoscopia pneumática.

É fundamental a avaliação auditiva com apoio da Audiometria e, se necessário o timpanograma, principalmente se a otite já se iniciou há mais de 3 meses.

Em crianças pequenas, ou aquelas que não respondam ao audiograma, poderá ser necessário efetuar Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Cerebral. Em crianças que já apresentam fatores de risco e dificuldades de desenvolvimento, como aquelas que já têm surdez permanente, independentemente da otite; doentes com suspeita ou já confirmado o atraso ou alteração da linguagem; diminuição da acuidade visual significativa ou cegueira; doenças com espectro de autismo; síndromes (nomeadamente de Down) ou doenças craniofaciais; fenda do palato com alterações de desenvolvimento, é fundamental a identificação deste tipo de patologia para evitar sequelas.

Assim, é muito importante um diagnóstico precoce, follow-up adequado de forma a evitar complicações e sequelas da otite média com efusão.

Follow-up e Tratamento para otite serosa

O médico irá avaliar o doente entre 3 a 6 meses de intervalo, até que o líquido no ouvido médio desapareça. Na grande maioria dos casos, o líquido desaparece em semanas ou meses espontaneamente (deverá merecer especial atenção se permanece por mais de 3 meses ou se o doente já apresenta atraso ou alteração da linguagem, baixo rendimento escolar ou do desenvolvimento).

De forma a prevenir este tipo de situação, as crianças devem ser amamentadas, não devem estar expostas a fumo de tabaco, não devem frequentar infantários sobrelotados, reduzir o uso da chupeta, uma boa higiene das mãos, a vacina pneumocócica deverá ser administrada, e evitar alergénicos aos quais o doente possa ser reativo.

Os corticoides nasais, anti-histamínicos ou descongestionantes não se mostraram eficazes no tratamento deste tipo de otite.

Os corticoides orais têm uma eficácia de curta duração e a utilização de antibióticos demonstrou poucos benefícios para a resolução deste tipo de patologia.

Eventualmente, em situação de rinite alérgica ou hipertrofia adenoideia associada poderão os anti-histamínicos e corticoides tópicos nasais ajudar no tratamento.

Na otite média com efusão que persiste por mais de 3 meses associada a perda auditiva ou alteração do equilíbrio, desconforto no ouvido, fraco rendimento escolar, poderá ser necessário realizar miringotomia com colocação de tubos de ventilação transtimpânicos.