
Os acufenos são uma condição auditiva caracterizada pela perceção de sons, como zumbidos, apitos ou sibilos, sem que exista uma fonte sonora externa.
Esta sensação pode ser constante ou intermitente, afetando um ou ambos os ouvidos.
Embora os acufenos não sejam uma doença por si só, podem ser um sintoma de diversas condições de saúde e interferir significativamente na qualidade de vida de quem os experiencia.
Identificar a causa e adotar estratégias eficazes pode ajudar a minimizar o seu impacto.
Os acufenos podem ter várias causas, sendo as mais comuns:
Uso de medicamentos ototóxicos: Alguns fármacos, como certos antibióticos e anti-inflamatórios, podem desencadear ou agravar os sintomas dos acufenos.
Se sentir um som persistente nos ouvidos, é essencial procurar um otorrinolaringologista. O diagnóstico poderá incluir:
Histórico clínico e avaliação médica personalizada: O médico analisará os sintomas, duração, intensidade e fatores desencadeantes, além de investigar possíveis causas subjacentes, como exposição a ruídos intensos, uso de medicamentos ototóxicos ou problemas de saúde associados.
Audiograma, acufenometria e/ou exame de otoemissões acústicas: Poderá ser recomendado que faça um audiograma, para determinar a presença ou não de perda auditiva, e, em certos casos, outros exames complementares na análise dos acufenos, como a acufenometria ou o exame das otoemissões acústicas.
Análises clínicas e exames de imagem: Em casos indicados, poderão ser solicitados exames de imagem e/ou análises clínicas para descartar algumas suspeitas, como problemas vasculares ou neurológicos.
Embora não exista uma cura definitiva, alguns tratamentos podem ajudar a reduzir o impacto dos acufenos:
Se não forem tratados ou geridos corretamente, os acufenos podem agravar-se, levando a:
Não existe forma de prevenção dos acufenos, embora certas medidas podem ajudar a reduzir o risco de os desenvolver:
Nenhuma. Os termos são equivalentes. “Tinnitus” é mais usado internacionalmente, enquanto “acufenos” é comum em português e espanhol. Ambos referem-se ao mesmo fenómeno auditivo.
Em alguns casos, o som pode desaparecer sem tratamento, especialmente se for causado por fatores temporários como stress ou exposição a ruído intenso.
Depende da causa. Se forem devido a exposição contínua ao ruído ou problemas de saúde não tratados, os sintomas podem agravar-se.
Depende da causa subjacente, mas atividades que promovam a circulação sanguínea e reduzam o stress podem aliviar os sintomas em alguns pacientes.
WhatsApp us