Rinite alérgica

O que é a rinite alérgica?

A rinite alérgica (RA) é uma das doenças mais frequentes em adultos, e é a 5ª doença crónica mais frequente em crianças nos EUA.

A RA é uma doença inflamatória do nariz, em que o doente se queixa de congestão nasal, “pingo”, espirros e comichão no nariz. Também pode ser definida como uma inflamação do “revestimento interno ”do nariz, que ocorre quando uma pessoa inala alguma substância à qual é alérgica, por exemplo pelos de animais, pó, pólens, etc.

Por norma, há necessidade de o doente efetuar um teste sanguíneo ou cutâneo (“prick test”) para avaliar a que substâncias o doente reage.

Como prevenir a rinite alérgica?

O médico poderá aconselhar evitar os alergénios conhecidos ou fazer controlo ambiental (evitar ter animais de estimação no quarto, casa; utilizar revestimento antialérgico no colchão e acaricidas (agentes químicos de destroem os ácaros).

Os pacientes com rinite alérgica com frequência também apresentam asma, dermatite atópica, alterações respiratórias durante o sono, conjuntivite, rinosinusite e otite média.

Qual o tratamento para a rinite alérgica?

Por norma o médico irá receitar ao doente com RA um corticoide tópico e/ou anti-histamínico de acordo com a severidade da sintomatologia.

Poderá existir a combinação de vários fármacos em doentes que não respondem a um só medicamento e por vezes há necessidade de administração de vacinas (Imunoterapia) sublingual ou subcutâneas para controlar os sintomas em doentes com uma resposta inadequada à terapêutica farmacológica com ou sem controlo dos fatores ambientais.

Em doentes que mantem obstrução nasal apesar da terapêutica adequada e que apresentam obstáculos nasais (nomeadamente hipertrofia de cornetos inferiores) com uma pequena intervenção cirúrgica no consultório sob anestesia local o Médico Otorrinolaringologista poderá resolver o problema.

Baseado em ‘Clinical Practice Guideline – Allergic Rhinitis’ da American Academy Otolaryngology – Head and Neck Surgery.